Ray Dalio: “O mundo está louco e o sistema está quebrado”

Ray Dalio é o CEO e fundador de um dos maiores hedge funds (fundos de proteção) do mundo, o Bridgewater. Apesar de ser bem sucedido no campo de derivativos com commodities, Dalio era low-profile e aparecia pouco.

Nos últimos anos, Dalio tem aparecido em todas as mídias sociais e conquistado um grande número de seguidores. Através de seus artigos, ele compartilha seus métodos de análise para investimentos e discutir mercados globais.

Em seu mais novo texto no Linkedin, Ray Dalio chama atenção ao afirmar que estamos próximos de uma nova recessão econômica. O texto sustenta a hipótese de que o dinheiro criado pelos bancos centrais não está sendo o suficiente para fazer a economia mundial crescer como deveria.

Dalio afirma que há muito dinheiro circulando no mundo, mas ele não está chegando nas pessoas que mais necessitam. Pelo contrário, ele está correndo no mercado de capitais e fundos de Venture Capital para financiar startups que não dão lucro. Confira o seu texto abaixo.

Ray Dalio: O mundo está louco e o sistema está quebrado

Eu digo estas coisas porque:

O dinheiro é gratuito para quem tem crédito, porque os investidores que o estão oferecendo estão dispostos a receber menos do que investem. Mais especificamente, os investidores que emprestam aceitarão taxas de juros muito baixas ou negativas e não exigirão o reembolso do principal investido no futuro próximo. 

Eles estão fazendo isso porque têm uma quantidade enorme de dinheiro para investir, que foi e continua sendo criado por bancos centrais, que compram diversos ativos financeiros em suas tentativas fúteis de aumentar a atividade econômica e a inflação. 

Os investidores que recebem esse dinheiro querem investir, em vez de gastá-lo. Essa é a razão pela qual esse dinheiro não está impulsionando o crescimento e a inflação. 

Essa política está criando uma dinâmica que já aconteceu muitas vezes na história (embora não em nossas vidas) e foi completamente explicada em meu livro “Principles for Navigating Big Debt Crises”.

Como resultado dessa dinâmica, os preços dos ativos financeiros subiram bastante e os retornos futuros esperados com juros diminuíram, enquanto o crescimento econômico e a inflação permanecem lentos. 

Startups que não dão lucro

Esses grandes aumentos de preços e os baixos retornos de juros não são verdadeiros apenas para os títulos públicos; também são verdadeiros para ações, equity e venture capital, embora os baixos retornos esperados desses ativos não sejam tão aparentes quanto os investimentos em títulos.

Porque esses investimentos semelhantes a ações não declararam retornos da mesma forma que os títulos. Como resultado, seus retornos esperados são deixados à imaginação dos investidores. 

Como os investidores têm muito dinheiro para investir e, por causa de histórias de sucesso de ações de empresas de tecnologia que estão se saindo bem, mais empresas do que nunca, desde a bolha pontocom, não precisam obter lucros ou ter caminhos claros para vender suas ações porque, em vez disso, elas podem vender seus sonhos para os investidores que estão cheios de dinheiro e crédito.

Agora, há tanto dinheiro querendo comprar esses sonhos que, em alguns casos, os investidores de capital de risco estão investindo dinheiro em startups que não querem mais dinheiro porque já têm mais que o suficiente; mas os investidores estão ameaçando prejudicar essas empresas, fornecendo enorme apoio aos seus concorrentes, se eles não aceitarem o dinheiro. 

Essa transferência de dinheiro para investidores é compreensível, porque esses gerentes de investimento, especialmente os de venture capital e de private equity, agora têm grandes pilhas de dinheiro comprometido e não investido que precisam investir para cumprir suas promessas aos clientes e cobrar suas taxas.

Déficits do governo

Ao mesmo tempo, existem grandes déficits governamentais. E é quase certeza que aumentarão substancialmente, o que exigirá que enormes quantidades de títulos de dívida sejam vendidos pelos governos.

Essas enormes quantias de títulos não podem ser absorvidas naturalmente sem elevar as taxas de juros. O problema é justamente esse: estamos no momento em que um aumento na taxa de juros seria devastador para os mercados e economias, porque o mundo está muito alavancado.

De onde virá o dinheiro para comprar esses títulos e financiar esses déficits do governo? Quase certamente virá dos bancos centrais, que comprarão a dívida governamental através de dinheiro recém-impresso. 

Toda essa dinâmica na qual princípios básicos de finanças estão sendo lançados pela janela continuará e provavelmente se acelerará, especialmente nos EUA, na Europa e no Japão. Ou seja, no dólar, euro e iene.

O problema dos fundos de pensões

Ao mesmo tempo, os pagamentos de pensões e de responsabilidade com assistência médica crescem cada vez mais, enquanto muitos dos que são obrigados a pagá-los não têm dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações. 

No momento, muitos fundos de pensão que possuem investimentos destinados a cumprir suas obrigações de pensão usam retornos assumidos que são acordados com seus reguladores. Eles são tipicamente muito mais altos (cerca de 7%) do que os retornos do mercado que estão embutidos nos preços e que provavelmente serão produzidos. Como resultado, é improvável que muitos daqueles que têm a obrigação de entregar o dinheiro para pagar essas pensões tenham dinheiro suficiente para cumprir suas obrigações. 

Aqueles que recebem esses benefícios e esperam que esses compromissos sejam cumpridos são normalmente professores e outros funcionários do governo que também estão sendo pressionados por cortes no orçamento. 

É improvável que aceitem discretamente reduzir seus benefícios. Embora as obrigações com pensões tenham pelo menos algum financiamento, a maioria das obrigações com a saúde é paga conforme o uso e por causa da mudança demográfica em que menos assalariados estão tendo que apoiar uma população maior de baby boomers (geração de pessoas nascidas entre os anos 45 e 60) que precisam de cuidados de saúde, logo, não há dinheiro suficiente para financiar essas obrigações também. 

Como não há dinheiro suficiente para financiar essas obrigações de pensão e assistência médica, provavelmente haverá uma batalha feia para determinar quanto do hiato será preenchido por 1) redução de benefícios, 2) aumento de impostos e 3) impressão de dinheiro (o que teria que ser feito no nível federal e passar para aqueles no nível estadual que precisarem).

Isso irá agravar a batalha pelo hiato da riqueza. Embora nenhum desses três caminhos seja bom, imprimir dinheiro é o caminho mais fácil, porque é a maneira mais oculta de criar uma transferência de riqueza e tende a aumentar os preços dos ativos. 

Conflito de riqueza

Afinal, a dívida governamental e outras obrigações financeiras denominadas na quantia devida exigem apenas que os devedores devolvam o dinheiro; como não há limitações quanto às quantias de dinheiro que podem ser impressas ou ao valor desse dinheiro, é o caminho mais fácil. O grande risco desse caminho é que ele ameaça a viabilidade das três principais moedas de reserva mundial como depósitos viáveis ​​de riqueza. 

Ao mesmo tempo, se os formuladores de políticas não puderem monetizar essas obrigações, a batalha entre ricos e pobres sobre quanto dos gastos devem ser cortados e quanto dos impostos devem ser aumentados será muito pior. 

Como resultado, os capitalistas ricos se deslocam cada vez mais para lugares em que as diferenças e os conflitos de riqueza são menos graves.

Como o dinheiro é gratuito para quem tem dinheiro e capacidade de crédito, ele está essencialmente indisponível para aqueles que são mais carentes, o que contribui para o aumento de gaps riqueza, oportunidade e polarização política. 

Também contribuem para essas lacunas os avanços tecnológicos que os investidores e os empresários que mencionei anteriormente estão entusiasmados nas maneiras que descrevi, e que também substituem os trabalhadores por máquinas. 

Como o processo de “trickle down”, que acontece quando o dinheiro no topo é destinado para trabalhadores e outros, melhorando seus ganhos e credibilidade, isso não está funcionando, o sistema de fazer o capitalismo funcionar bem para a maioria das pessoas está quebrado.

Esse conjunto de circunstâncias é insustentável e certamente não pode mais ser promovido, como foi promovido desde 2008. É por isso que acredito que o mundo está se aproximando de uma grande mudança de paradigma.

Leia também:

  1. Gosta de McNuggets? Agradeça aos derivativos financeiros
  2. O que são derivativos?
  3. Os melhores livros sobre investimentos para iniciantes
Total
25
Shares
[activecampaign form=5]
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts